Responsabilidade Social

Conheça a política de responsabilidade social da Quartzo.

A QUARTZO Engenharia de Defesa, Industria e Comércio Ltda., inserida no contexto atual, é empresa consciente e atua de forma a preservar o meio ambiente, evitando todo tipo de desperdício em seus serviços e recomendando sempre aos seus clientes equipamentos e soluções que causem o menor impacto possível ao planeta.

Também lutamos por um país melhor para nossos filhos e netos e com esse pensamento não poderíamos deixar de apoiar alguma entidade que faça de fato diferença, contribuindo para um futuro melhor para aqueles que de alguma forma necessitam de uma maior assistência.

Dentre várias entidades organizadas, que atuam ne e atuantes sérias, que atuam de forma séria e dedicada, a QUARTZO escolheu a Associação de Amigos dos Enfermos da CASA MARIA DE MAGDALA pelo espetacular trabalho que vem realizando desde 1991, no apoio a crianças e adultos soropositivos, prolongando e aumentando sobremaneira a qualidade de vida desses enfermos.

Oportunamente, outras entidades poderão vir a ser apoiadas.

A INSTITUIÇÃO

A ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DOS ENFERMOS DA CASA MARIA DE MAGDALA foi fundada em 22 de julho de 1991, com a ideia de prover uma ação integrada de educação e assistência social a portadores do vírus da AIDS, em quadro terminal ou abandonados por suas famílias.

 Tem o objetivo de oferecer assistência social, de saúde integral, educacional e religiosa a adultos e crianças que vivem com a AIDS e a suas famílias; disponibilizar oficinas com cursos de capacitação e geração de renda aos abrigados e assistidos externos; integrar o portador soropositivo à comunidade, preservando seus valores culturais e suas conquistas; respeitar o ser humano através do sigilo absoluto das informações prestadas; manter intercâmbio com instituições congêneres aprimorando suas atividades; disseminar o sentimento de amor ao próximo, de caridade e assistência fraternal aos estigmatizados pela má informação sobre a AIDS; e zelar pela manutenção do regime de voluntariado em suas atividades.

Está situada à Estrada Washington Luiz, 1956 / fundos, no bairro do Sapê, em Niterói – RJ, possui o telefone (21) 2616-2233, é registrada no Conselho Nacional de Assistência Social e considerada de Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal. Apesar disso, não recebe qualquer tipo de subsídio ou verba pública, sobrevivendo exclusivamente da renda obtida com os artesanatos feitos pelos abrigados e, principalmente, das doações recebidas.

Pacientes adultos e crianças, abrigados ou não, por não contarem com o apoio familiar ou por dificuldades financeiras que os impossibilitam de se cuidarem por si mesmos, buscam a ajuda da Casa Maria de Magdala para a continuidade do tratamento, recebendo uma assistência mais ampla de sua equipe interdisciplinar, formada por voluntários de diversas profissões e especialidades.

A Casa possui uma farmácia própria e manipula medicamentos homeopáticos, alopáticos e florais, como forma de minimizar as despesas internas com medicamentos e de torná-los acessíveis aos assistidos externos e às comunidades carentes circunvizinhas. A equipe de Assistência Social presta atendimento a famílias, com distribuição de cestas básicas mensais, palestras interativas, oficinas terapêuticas e reunião semanal sobre comportamentos compulsivos. Nossos advogados voluntários representam a instituição no que diz respeito aos seus deveres e direitos junto à sociedade, e se encontram atentos às necessidades dos pacientes internos e externos, que muitas vezes se deparam com barreiras gigantescas no que tange aos seus direitos legais.

COMO AJUDAR

A Casa se mantém a partir de doações provenientes de pessoas físicas e, eventualmente, de algumas empresas; da venda de artigos doados para o bazar e para a livraria; e de alguns eventos beneficentes promovidos anualmente. A doação de gêneros alimentícios, itens de vestuário, medicamentos, material de higiene e limpeza, assim como as doações em conta corrente (Banco do Brasil, agência 0072-8, c/c nº 507.273-5 e Banco Itaú, agência 6077 c/c 12402-9 e 24692-1) têm contribuído de forma significativa para que as atividades de rotina não sofram interrupções.

Os itens doados para o Bazar são colocados à disposição dos assistidos externos e moradores das comunidades carentes circunvizinhas, a preços absolutamente simbólicos, que veem, ali, a possibilidade de adquirirem artigos de boa qualidade e ainda em muito bom estado, que lhes pareciam inacessíveis, permitindo que se sintam incluídos socialmente, com a alegre atividade de “fazer compras”, como qualquer pessoa comum, além de se tornar uma pequena, porém importante, forma de reversão de recursos para a Instituição.

É importante ressaltar que todo o material recebido que eventualmente não tenha aplicação imediata na casa ou exceda as suas necessidades é encaminhada a outras instituições, a fim de evitar a sua depreciação por expiração do prazo de validade.

Os seguintes materiais são importantes e podem ser doados: Medicamentos diversos, Mantimentos (açúcar, arroz, biscoitos, farinhas, fubá, geleia de mocotó, leite em pó, natural e de soja, macarrão, óleo, azeite, vinagre, café, sal, sucos, Sustagem e complementos alimentares) e Material para procedimentos internos (absorvente feminino com abas, absorvente geriátrico, água Sanitária, álcool 90º, algodão, amaciante de roupas, condicionador, copo descartável 50 e 200ml, creme dental, desodorante, detergente, esparadrapo, fraldas p/ adultos, guardanapo e lenço de papel, luva de limpeza, luva de procedimentos, papel toalha, papel higiênico, Perfex, sabonete comum e Protex, sabão em pó, saco de lixo reforçado 100 e 200L, saco para lixo infectante 60 e 100L, shampoo e soro fisiológico p/ uso externo).

Você também pode nos ajudar em nossos Projetos Imediatos, quais sejam:

Complexo Lar Rene Pessa, que envolve a construção de dois pequenos alojamentos para os jovens que estejam em processo de desligamento do setor infantil e se preparando para enfrentar a vida adulta e independente; e três quitinetes para pacientes adultos que, sem estar acamados, ainda precisam de acompanhamento, por não terem condição de se manterem sozinhos, fazendo suas refeições na Instituição e permanecendo sob a supervisão do corpo clínico da Casa;

Plataforma vertical de acessibilidade, que envolve a instalação de um mini elevador externo aos três andares do prédio infantil, para subida e descida dos nossos vários pacientes cadeirantes ou que fazem uso de muletas;

Unidade de Educação e Cultura, que prevê a construção de prédio com 330m2 para abrigar as seguintes atividades: projeto Recontando Vidas; ensaios e oficinas da Companhia Teatral Recontando Conto; oficinas de dança, teatro, música, canto e desenho, oferecidas gratuitamente para abrigados, voluntários e assistidos da Casa Maria de Magdala e para a comunidade, a preços populares, com geração de renda para a Instituição; e Estúdio de gravação, que permitirá a geração de renda para a Instituição.

 

SEJA UM VOLUNTÁRIO

A Casa desenvolve suas atividades em trabalho ininterrupto, com um corpo de voluntários de cerca de 250 pessoas, que oferecem sua contribuição em plantões de 04 a 08 horas semanais, em dia e horário fixos. Esses voluntários se distribuem durante o dia e a noite, para os cuidados com os adultos e com as crianças.

É na divulgação das atividades da Casa, seja por meio das reuniões públicas internas, palestras externas e da divulgação voluntária efetuada em mídia falada, escrita e digital, que novos voluntários carinhosamente têm se apresentado. Estes, ao se apresentarem, são cuidadosamente treinados pelos mais experientes para atuarem como cuidadores da casa, orientados, conforme suas habilidades pessoais, nas mais diversas formas de atividades que conduzimos, para que se sintam mais seguros e confiantes na tarefa, aprendendo a lidar com a dor e a minimizar o sofrimento do seu próximo.

Áreas de atuação para o voluntário, a depender de sua disponibilidade, aptidão e escolha: enfermarias (cuidadores), atividades multidisciplinares (médicos, enfermeiros, psicólogos, dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, farmacêuticos), cozinha, despensa de alimentos e materiais, almoxarifado, lavanderia, rouparia, farmácia, livraria, biblioteca, bazar, comissão de eventos, grupo de teatro, oficinas de capacitação, arte terapia, manutenção e serviços gerais.

Faça-nos uma visita, conheça nossas atividades e ajude nossos assistidos.

CASA MARIA DE MAGDALA – desde 1991, colocando em prática aquilo que JESUS nos ensinou.

http://www.casamariademagdala.org/

pt_BR
en_GB pt_BR